11 dezembro 2008

Miriam Makeba


Esse post é em homenagem a esta grande mulher.
Cantora sul-africana que foi grande ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid.
Faleceu no dia 10 de Novembro deste ano, começou sua carreira nos anos 50, com um estilo único que misturava blues americano com ritmos tradicionais da África do Sul.

Fiquei sabendo da sua existência logo na sua morte, quando por acaso assistia um telejornal, noticiava sua morte. Então ouvi a música Pata Pata, e de algum modo eu conhecia aquela música perfeitamente e gostava. Não sei porque mas gostava e tinha a grande impressão de já conhecer.

Quem tiver interesse pesquise sobre essa mulher no site da Wikipédia.
E aqui deixo o vídeo do seu grande hit, Pata Pata.





Ah, outra coisa interessante que minha mãe me falou sobre essa música, é que aqui na cidade onde moro (que é a cidade natal de minha mãe) as pessoas cantavam uma versão alternativa dessa música, que era mais ou menos assim:


"Tá com pulga na cueca
Perae vou tirar
Mas ta com pulga na cueca
Perae vou tirar
Maria vai
Maria vai
Maria vai tirar"

Nenhum comentário: